Teste de Impairment ou Valor recuperável dos ativos.

Valor recuperável dos ativos.
As recentes mudanças na legislação da contabilidade brasileira, trouxe novas orientações dos CPC's que apontam para o reconhecimento da perda do valor dos ativos a cada exercício social pelo justo valor de mercado.

Os testes para confirmar os valores recuperáveis de ativos, conhecidos no setor por impairment test ou teste de impairment, são o reconhecimento das reduções nos valores de ativos a serem considerados nas demonstrações contábeis das empresas.

O teste de impairment avalia as perdas de valor do capital aplicado quando há intenção de interromper as atividades as quais se destinavam esses bens. Também quando comprovado que os mesmos não poderão produzir resultados suficientes para recuperação deste valor. Sendo assim, o caixa a ser considerado por uma venda ou mesmo o caixa decorrente das atividades da empresa.

Um exemplo para detalhar a aplicabilidade do teste pode ser o da regra da depreciação dos bens do ativo imobilizado.  O teste evidencia a perda de valor de mercado desses bens. Considerando o valor do custo ou o valor de mercado, dos dois o menor. Para os estoques é também regra do teste de recuperabilidade.

Inventário Patrimonial Curitiba - Ferrari-Impairment-Test - CPC01 by Fernando Misato


para maiores informações, consulte a Ferrari Consultoria e Gestão de Ativos.
www.ferrariavaliacoes.com.br